O PLANETA DA CRIANÇA ACREDITA QUE...
A escola deve proporcionar a seus alunos condições para o desenvolvimento de suas potencialidades, aptidões e afetividade em um processo que transforma os conhecimentos e as capacidades em habilidades; os impulsos em ideais.
Através da pesquisa espontânea dos alunos, todo o conhecimento é reinventado ou reconstruído e não simplesmente transmitido.
Todos os processos de aprendizagem pretendem orientar os alunos no sentido de que adquiram capacidade de discernir, construir sobre o real de forma própria, simplificando suas ações, colocando-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.
Propomos uma educação na qual a criança percebe-se integrante, independente e agente transformador do ambiente, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais de classe social, de crenças, de sexo e de etnia.
Entendemos que a Educação é definida por uma Escola centrada na criança, com uma proposta curricular voltada para cidadania.
Com esta ótica pedagógica, o Planeta da Criança está há 20 anos nesta trajetória educacional.